Itapema fará píer turístico em parceria público-privada




A prefeitura de Itapema lançou para consulta pública informal o projeto de um píer turístico no canto da Meia Praia, junto à foz do Rio Perequê. A ideia é transformar o local em atração turística, com espaço para empreendimentos de gastronomia e lazer.

A proposta é que a obra seja feita por meio de parceria público-privada, o mesmo modelo usado para construir a Marina Itajaí, por exemplo, que está instalada em área que pertence ao Porto de Itajaí. A parceria permite que o município ofereça a área, e que o concessionário se responsabilize pela construção e a gestão do empreendimento depois.


Ao término do período de concessão, a estrutura levantada é incorporada ao patrimônio público. A prefeitura ainda não informou qual o valor previsto para o projeto.

O píer de Itapema deve funcionar também como um molhe, direcionando as águas do Rio Perequê para alto mar, o que também reduz eventuais problemas de balneabilidade.

A proposta foi apresentada pela prefeita Nilza Simas (PSD) nas redes sociais, com pedidos para que a comunidade se manifeste. A ideia é medir, pela internet, a aceitação dos moradores e receber eventuais contribuições ao projeto.

Autor: